Entrega dos Prémios do Médio Tejo na Casa dos Cubos em Tomar
O Marcas na História teve início por ocasião do Ano Europeu do Património Cultural e já vai na sua 5ª edição (Houve interregno por causa da pandemia de COVID-19).
Começou por envolver o território da Região Lezíria do Tejo e alguns concelhos da Região Médio Tejo.
Posteriormente, foram incluídos todos os concelhos da Região Médio Tejo e os concelhos da Região Oeste, totalizando os 34 concelhos (12 do Oeste, 11 da Lezíria do Tejo e 11 do Médio Tejo) das 03 regiões.
O concurso está dividido em 2 fases, a 1ª fase das Bibliotecas Escolares e das Bibliotecas Municipais (por concelho de cada região) e a 2ª fase, a Intermunicipal, em que são escolhidos os vencedores, um por cada escalão do total dos vencedores de cada região. No final são apurados 15 vencedores, 05 por cada região.
No território da Região Médio Tejo participaram na edição 2023/2024, 10 Agrupamentos de Escolas e/ou Escolas Não Agrupadas e 04 Bibliotecas Municipais e os vencedores foram:
1.º escalão: José Frazão - Escola Básica António Gedeão, Entroncamento
2.º escalão: Inês T. - Escola Básica e Secundária Dr.ª Judite Andrade, Sardoal
3.º escalão: Teresa Moura Neves - Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes, Abrantes
4.º escalão: Madalena Dias - Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes, Abrantes
5.º escalão: Fábio Leitão - Biblioteca Municipal do Entroncamento
Os vencedores receberam por parte da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, entradas familiares para Museu Nacional Ferroviário, Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, Carsoscópio do Centro de Ciência Viva do Alviela, Física do Voo do Centro de Ciência Viva de Constância, Observação Noturna do Centro de Ciência Viva de Constância, Parque de Astronomia do Centro de Ciência Viva de Constância, Sessão de Planetário do Centro de Ciência Viva de Constância e para o Centro Integrado de Educação em Ciências da Barquinha.
Receberam também publicações relacionadas com a União Europeia, oferta do EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo.
Marcaram presença na cerimónia de entrega dos Prémios, para além dos vencedores e seus familiares, Jorge Simões da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Sandra Geada do EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo, as Coordenadoras Interconcelhias das Bibliotecas Escolares do Médio Tejo, Lina Duarte e Maria José Cristóvão e as Professoras Bibliotecárias das Escolas a que pertencem os Alunos premiados.
No ano letivo 2024/2025 o tema do Concurso de Fotografia Marcas na História será Vamos Fotografar Gentes da Minha Terra e continuará a contar com a organização e apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, das Bibliotecas Municipais das 03 regiões (Oeste, Lezíria e Médio Tejo), da Comunidade Intermunicipal do Oeste, da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, do Plano Nacional das Artes e do Centro de Informação da União Europeia - EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.