Concurso:
VAMOS
FOTOGRAFAR AS NOSSAS TRADIÇÕES
NORMAS
Ação
n.º 2 do projeto Marcas na História –
2020 | 2021
__________________________________________________________
A ação n.º 2 do projeto Marcas
na História decorre entre o mês de outubro de 2020 e o mês de junho de 2021,
com início no dia 23 de outubro. No dia 01 de junho de 2021, terá lugar a
divulgação dos vencedores e a entrega dos prémios do concurso.
Cabe às bibliotecas escolares
e às
bibliotecas municipais pertencentes às comunidades intermunicipais da Lezíria
do Tejo e Oeste, que aderiram a esta atividade
e aos concelhos de Torres Novas e Entroncamento, a iniciativa e o
desenvolvimento do concurso: Vamos fotografar
as nossas tradições, ao longo de três fases consecutivas: fase escolar,
fase municipal e fase intermunicipal.
Com o propósito de dar a esta
celebração da fotografia um caráter mais significativo, as bibliotecas
escolares em articulação com as bibliotecas municipais pretendem promover e
implementar de forma colaborativa a oferta cultural para toda a comunidade
educativa, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida.
A participação no concurso
está aberta a todos os alunos dos diversos níveis de ensino dos agrupamentos de
escolas e escolas não agrupadas dos concelhos envolvidos e comunidade local.
A equipa organizadora
disponibiliza, na página do projeto e respetivas redes sociais,
as orientações relativas ao desenvolvimento da ação.
I. Objetivos
1.
Valorizar e promover as tradições das comunidades locais;
2.
Fomentar, reconhecer e premiar a capacidade e criatividade
fotográfica dos participantes;
3.
Estabelecer parcerias de âmbito local e a nível europeu.
II. Destinatários
O concurso destina-se aos
alunos de todos os níveis de ensino dos agrupamentos de escolas e escolas não
agrupadas dos concelhos envolvidos e comunidade local.
III. Condições gerais de
participação
- 1.º Escalão – Estudantes que completem 12 anos até 5 de abril de 2021.
- 2.º Escalão – Estudantes que completem 18 anos até 5 de abril de 2021.
- 3.º Escalão – participantes com mais de 18 anos.
Entre 26 de outubro e 7 de dezembro de
2020, os participantes deverão preencher o formulário de inscrição no concurso,
em (https://forms.gle/JfVgFbGB9TUEEwLT8).
A 12 de dezembro de 2020, a
lista de inscrições no concurso será publicada na página do projeto.
Os participantes do 3.º
escalão, com mais de 18 anos, irão integrar este concurso a partir da fase
municipal.
As fotografias a concurso
deverão ser enviadas, até 1 de março de 2021, para o endereço de email (marcasnahistoria@gmail.com).
1.ª fase - Fase
escolar
Engloba a participação dos
alunos dos agrupamentos de escolas e das escolas não agrupadas dos concelhos
envolvidos.
O júri será constituído por 3
elementos e presidido pelo professor bibliotecário.
A fase escolar decorrerá até 17 de março de 2021, cabendo às
bibliotecas escolares a seleção dos 3 melhores trabalhos de cada escalão.
2.ª fase - Fase
municipal
Nesta fase, os bibliotecários
municipais dos concelhos envolvidos, em articulação com os coordenadores
interconcelhios da RBE, nomearão um júri, constituído por 3 elementos, a quem
caberá selecionar as fotografias a concurso e apurar os 3 vencedores em cada
escalão (1.º, 2.º e 3.º escalões) para transitarem à fase seguinte. Este júri será presidido pelo bibliotecário
municipal.
Nos concelhos onde exista apenas um único
Agrupamento/Escola não agrupada, os vencedores do 1.º e 2.º escalão transitarão
automaticamente à fase intermunicipal.
A
fase municipal decorrerá até ao dia 28
de abril de 2021.
3.ª fase - Fase
intermunicipal
Esta fase decorrerá nos
municípios aderentes a este projeto e congrega os vencedores da fase municipal.
Será constituído um júri para
a zona abrangida pela CIMLT e outro para a zona da CIMOESTE. Cada um destes
júris será constituído por 3 elementos, 2 deles da equipa organizadora e 1
elemento a designar pela
organização para a zona abrangida pela CIMLT e outro para a zona CIMOESTE. Ambos os júris serão presididos pelo mesmo elemento da
organização.
Nesta fase, será apurado 1
vencedor por escalão em cada CIM. Os concelhos de Torres Novas e Entroncamento
serão integrados na CIMLT.
A fase intermunicipal
decorrerá até ao dia 19 de maio de 2021.
A cerimónia de divulgação dos
vencedores e entrega dos prémios decorrerá no dia 01 de junho de 2021.
IV. Tipologia e
critérios de avaliação dos trabalhos a concurso
Serão considerados a concurso
os trabalhos realizados sobre uma área específica das tradições (arquitetura;
gastronomia; folclore; festas religiosas; cantares; ofícios tradicionais;
trajes; jogos tradicionais; instrumentos e alfaias, entre outros).
Cada participante poderá
concorrer no município em que reside ou trabalha, apenas com uma única
fotografia, inédita, da sua autoria, acompanhada
de um título ou de uma frase alusiva ao tema, com o máximo de 160 caracteres e que ilustre uma das áreas anteriormente referidas.
As imagens em suporte digital,
a cores ou a preto e branco, deverão ser enviadas em formato JPEG, e captadas
com uma resolução igual ou superior a 8 Mpx.
As fotografias enviadas não
podem ter qualquer tipo de moldura, assinatura ou qualquer outra marca que
permita identificar o seu autor.
Os trabalhos a concurso serão
avaliados de acordo com os seguintes parâmetros:
●
Qualidade técnica (iluminação, exposição, foco, edição);
●
Composição (criatividade, perspetiva, centro de interesse,
harmonia);
●
Mensagem (estilo, contexto, expressão, narratividade).
V. Prémios
●
Todos os participantes receberão certificados de participação.
●
Serão atribuídos prémios ao primeiro, segundo e terceiro
classificados, em cada um dos escalões, nas fases escolar e municipal.
●
Será atribuído um prémio ao primeiro lugar, em cada um dos
escalões, na fase intermunicipal.
●
O júri poderá atribuir menções honrosas.
VI. Divulgação
dos vencedores
●
Os vencedores das fases escolar e municipal serão divulgados após
a decisão dos respetivos júris.
●
Os vencedores da fase intermunicipal serão publicados após a
cerimónia de divulgação e entrega dos prémios.
●
Os vencedores das diversas fases serão divulgados na página do projeto, nas redes sociais e enviados aos meios de
comunicação local.
VII. Decisão do júri
A decisão do júri, em cada uma
das fases, não está sujeita a recurso em caso algum.
Aos júris reserva-se o direito
de não atribuir qualquer prémio no caso de os trabalhos apresentados não serem
merecedores de distinção.
VIII. Direitos
Os autores das fotografias
concedem à Organização deste projeto as faculdades de utilização, difusão, exibição
e reprodução daquelas, para fins promocionais e culturais, comprometendo-se a
organização a incluir sempre a identificação do autor.
Os participantes no concurso
garantem e responsabilizam-se perante a organização deste evento pelo
cumprimento das disposições relativas à propriedade intelectual e aos direitos
de imagem sobre as fotografias apresentadas, declarando que a sua difusão e/ou
a sua reprodução, no quadro do concurso, não lesam nem prejudicam quaisquer
direitos de terceiros.
IX. Aceitação
das normas
A inscrição neste concurso
pressupõe a aceitação na íntegra e sem reservas das normas apresentadas.
X. Cláusulas
específicas
1.
Os casos omissos não previstos neste normativo são resolvidos pela
organização, através do contacto por email para: marcasnahistoria@gmail.com, não havendo dessa decisão possibilidade de recurso.
2.
Os dados pessoais dos participantes são confidenciais e não serão
usados para qualquer outro fim que não este evento e respetiva divulgação, ao
abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
3.
Os participantes 1.º e 2.º escalão deverão utilizar, preferencialmente,
o email da instituição que frequentam. No caso dos alunos do 1.º ciclo, o email
utilizado deverá ser o do respetivo encarregado de educação.
4.
Os promotores não poderão ser responsabilizados por qualquer
alteração do endereço email do participante que não lhe tenha sido
atempadamente comunicada e que impossibilite o contacto com o concorrente.
5.
A violação de qualquer ponto deste Normativo implicará a exclusão
imediata do participante.
6.
A participação de familiares diretos dos concorrentes como membros
dos júris não é permitida.
A Organização
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.