NORMAS: Vamos Fotografar o Nosso Património Arquitetónico 2023 - 2024

 


VAMOS FOTOGRAFAR O NOSSO PATRIMÓNIO ARQUITETÓNICO

NORMAS

Ação n.º 4 do projeto
Marcas na História – 2023 | 2024

    A ação n.º 4 do projeto Marcas na História decorre entre o mês de outubro de 2023 e o mês de junho de 2024. No mês de junho de 2024, terá lugar a divulgação dos vencedores e a entrega dos prémios do concurso da Fase 2.

    Cabe às bibliotecas escolares e às bibliotecas municipais pertencentes às comunidades intermunicipais da Lezíria do Médio Tejo e Oeste, que aderiram a esta atividade, a iniciativa e o desenvolvimento do concurso:
Vamos fotografar o nosso património arquitetónico, ao longo de duas fases consecutivas, Fase 1 e Fase 2.

    Com o propósito de dar a esta celebração da fotografia um caráter mais significativo, as bibliotecas escolares e as bibliotecas municipais pretendem promover e implementar de forma colaborativa a oferta cultural para toda a comunidade educativa, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida.

    A participação no concurso está aberta aos alunos dos diversos níveis de ensino dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas dos concelhos envolvidos e restantes comunidades locais.

    A equipa organizadora disponibiliza, na
página do projeto e respetivas redes sociais, as orientações relativas ao desenvolvimento da ação.

I. Objetivos
1. Valorizar e promover o património arquitetónico a nível local e regional;
2. Desenvolver o gosto pela fotografia como meio de expressão cultural e estética;

3. Fomentar, reconhecer e premiar a capacidade e criatividade fotográfica dos participantes;
4. Estabelecer parcerias de âmbito local e regional.

II. Destinatários
O concurso destina-se aos alunos de todos os níveis de ensino dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas dos concelhos envolvidos e restantes elementos da respetiva comunidade local.

III. Condições gerais de participação

● Participantes:
    1.º Escalão – Estudantes do 1.º ciclo do ensino básico.
    2.º Escalão – Estudantes do 2.º ciclo do ensino básico.
    3.º Escalão – Estudantes do 3.º ciclo do ensino básico.
    4.º Escalão – Estudantes do ensino secundário.
    5.º Escalão – Comunidade local.

Manifestação de interesse em participar no concurso:
    Os professores bibliotecários e os bibliotecários municipais deverão manifestar o interesse em participar no concurso, através do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/UDYcjsBog1r9ZUVi6 https://forms.gle/2AUjuSoLgq1ygXAa9 respetivamente, até ao dia 31 de outubro de 2023.
    As fotografias apuradas na Fase 1 deverão ser enviadas até ao dia 31 de março de 2024, para o endereço de email (marcasnahistoria@gmail.com) acompanhadas da grelha disponibilizada pela Organização.

Fase 1

    Engloba a participação dos alunos dos agrupamentos de escolas e das escolas não agrupadas e da comunidade local dos concelhos envolvidos.

    O júri será constituído por 3 elementos e será da responsabilidade do professor bibliotecário nos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, no que diz respeito aos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º escalões. No que diz respeito ao 5.º escalão, o júri será da responsabilidade do bibliotecário municipal.

                            A Fase 1 decorrerá até ao dia 31 de março de 2024.
Fase 2

    Esta fase decorrerá nos municípios aderentes a este projeto e congrega os vencedores da fase 1.

    Deverá ser constituído um júri para cada zona abrangida: Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIMOESTE). Cada um destes júris será constituído por 3 elementos, 2 deles da equipa organizadora e 1 elemento a designar pela organização para cada uma das zonas abrangidas. Os respetivos júris serão presididos por um elemento da organização/ equipa responsável pelo projeto “Marcas na História”.

    Nesta fase, será apurado 1 vencedor por escalão em cada Comunidade Intermunicipal (CIM).

                    A Fase 2 decorrerá até ao mês de junho de 2024.

    A cerimónia de divulgação dos vencedores e entrega dos prémios decorrerá em data e local ou locais a definir posteriormente pela equipa organizadora.

IV. Tipologia e critérios de avaliação dos trabalhos a concurso
   
    Cada participante poderá concorrer no município em que reside ou trabalha/estuda, apenas com uma única fotografia, inédita, da sua autoria, acompanhada de um título ou de uma frase alusiva ao tema, com o máximo de 160 caracteres.
Serão considerados a concurso os trabalhos realizados sobre o tema do património arquitetónico do respetivo concelho em que participa.
 
    As imagens em suporte digital, a cores ou a preto e branco, deverão ser enviadas em formato JPEG.

    Não serão aceites imagens geradas através de programas ou sistemas de inteligência artificial.

    As fotografias enviadas não podem ter marca de água, qualquer tipo de moldura, assinatura ou qualquer outra marca que permita identificar o seu autor.

    Os trabalhos a concurso serão avaliados de acordo com os seguintes parâmetros:
        Qualidade técnica (iluminação, exposição, foco, edição);
        Composição (criatividade, perspetiva, centro de interesse, harmonia);
        Mensagem (estilo, contexto, expressão, narratividade).

V. Prémios

Todos os participantes receberão certificados de participação.

Na Fase 1, deverão ser atribuídos brindes ao primeiro, segundo e terceiro classificados, em cada um dos escalões, sendo estes da responsabilidade das entidades organizadoras: agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas em articulação com a RBE para os vencedores do 1.º ao 4.º escalão e biblioteca municipal para os vencedores do 5.º escalão.

Será atribuído um prémio ao primeiro lugar, em cada um dos escalões, na fase intermunicipal, sendo este da responsabilidade da respetiva CIM.

VI. Divulgação dos vencedores

    Os vencedores da Fase 1 serão divulgados pelos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas e pelas Bibliotecas Municipais nos seus canais de comunicação, após a decisão dos júris. Deverão, ainda, ser comunicados à equipa organizadora através do e-mail do projeto (marcasnahistoria@gmail.com), que posteriormente os divulgará nos seus canais de comunicação.

    Os vencedores da fase intermunicipal serão informados via e-mail e os resultados serão publicados após a cerimónia de divulgação e entrega dos prémios.

    Os vencedores das duas fases serão divulgados na página do projeto, nas redes sociais e enviados aos meios de comunicação locais.

VII. Decisão do júri

    A decisão do júri, em cada uma das fases, não está sujeita a recurso em caso algum.
Aos júris reserva-se o direito de não atribuir qualquer prémio no caso de os trabalhos apresentados não serem merecedores de distinção.

VIII. Direitos

    Os autores das fotografias concedem à organização deste projeto as faculdades de utilização, difusão, exibição e reprodução das mesmas, para fins promocionais e culturais, comprometendo-se a organização a referir sempre a identificação do autor.

    Os participantes, no concurso, garantem e responsabilizam-se perante a organização deste evento pelo cumprimento das disposições relativas à propriedade intelectual e aos direitos de imagem sobre as fotografias apresentadas, declarando que a sua difusão e/ou a sua reprodução, no quadro do concurso, não lesam nem prejudicam quaisquer direitos de terceiros.

IX. Aceitação das normas

    A inscrição, neste concurso, pressupõe a aceitação na íntegra e sem reservas das normas apresentadas.

X. Cláusulas específicas

    1. Os casos omissos, não previstos neste normativo, são resolvidos pela organização, através do contacto por e-mail para: marcasnahistoria@gmail.com, não havendo dessa decisão possibilidade de recurso.

    2. Os dados pessoais dos participantes são confidenciais e não serão usados para
qualquer outro fim que não este evento e respetiva divulgação, ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

    3. Os participantes do 1.º ao 4.º escalão deverão utilizar, preferencialmente, o 
e-mail da instituição de ensino que frequentam. No caso dos alunos do 1.º e 2.º ciclos, o e-mail utilizado deverá ser o do respetivo encarregado de educação.

    4. Os promotores não poderão ser responsabilizados por qualquer alteração do endereço de e-mail do participante que não lhe tenha sido atempadamente comunicada e que impossibilite o contacto com o concorrente.

    5. A violação de qualquer ponto deste Normativo implicará a exclusão imediata do participante.

    6. Não é permitida a participação neste concurso de familiares diretos dos membros dos júris.

A Organização

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Organização

- Rede de Bibliotecas Escolares
- Autarquias/Bibliotecas Municipais aderentes
- EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo

Responsáveis pelo projeto

- António Nogueira - José Augusto Costa - Maria Filomena Rúbio - Maria Helena Brígida - Maria José Cristóvão - Paula Ribeiro - Sandra Geada

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