Concurso:
“VAMOS
FOTOGRAFAR O NOSSO PATRIMÓNIO NATURAL”
NORMAS
Ação n.º 3 do projeto Marcas na
História – 2022 | 2023
A
ação n.º 3 do projeto Marcas na História decorre entre o mês de setembro
de 2022 e o mês de abril de 2023, com início no dia 06 de setembro. No dia 22
de abril de 2023, terá lugar a divulgação dos vencedores e a entrega dos
prémios do concurso da fase intermunicipal.
Cabe
às bibliotecas escolares e às bibliotecas municipais pertencentes às
comunidades intermunicipais da Lezíria do Médio Tejo e Oeste, que aderiram a
esta atividade, a iniciativa e o desenvolvimento do concurso: Vamos
fotografar o nosso património natural, ao longo de três fases consecutivas:
fase escolar, fase municipal e fase intermunicipal.
Com
o propósito de dar a esta celebração da fotografia um caráter mais
significativo, as bibliotecas escolares em articulação com as bibliotecas
municipais pretendem promover e implementar de forma colaborativa a oferta
cultural para toda a comunidade educativa, numa lógica de aprendizagem ao longo
da vida.
A
participação no concurso está aberta aos alunos dos diversos níveis de ensino
dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas dos concelhos envolvidos e
restantes comunidades locais.
A
equipa organizadora disponibiliza, na página
do projeto e respetivas redes sociais, as
orientações relativas ao desenvolvimento da ação.
I. Objetivos
1. Valorizar
e promover o património natural a nível local;
2. Fomentar,
reconhecer e premiar a capacidade e criatividade fotográfica dos participantes;
3. Estabelecer
parcerias de âmbito local e a nível europeu.
II. Destinatários
O
concurso destina-se aos alunos de todos os níveis de ensino dos agrupamentos de
escolas e escolas não agrupadas dos concelhos envolvidos e restantes
comunidades locais.
III. Condições gerais de participação
●
Participantes:
·
1.º Escalão – Estudantes do 1.º ciclo do
ensino básico.
·
2.º Escalão – Estudantes do 2.º ciclo do
ensino básico.
·
3.º Escalão – Estudantes do 3.º ciclo do
ensino básico.
·
4.º Escalão – Estudantes do ensino
secundário.
·
5.º Escalão – Comunidade local.
●
Inscrição no concurso:
Antes da inscrição no concurso, os
professores bibliotecários e os bibliotecários municipais deverão manifestar o
interesse em participar no concurso através do preenchimento do formulário
disponível em, https://forms.gle/dyT22BowN2svAoUF9
(Escolas) e https://forms.gle/pWcnamHwk3d62DR86(Bibliotecas
Municipais) entre os dias 17 e 31 de outubro de 2022.
Entre
02 de novembro e 02 de dezembro de 2022, os participantes deverão preencher o
formulário de inscrição no concurso, na escola (1.º ao 4.º escalão). No caso da
Biblioteca Municipal (5.º escalão), os participantes deverão fazer a sua
inscrição até ao dia 17 de fevereiro de 2023.
O
número de inscritos na fase de escola deverá ser enviado à Organização até ao
dia 12 de dezembro de 2022, para o endereço de email (marcasnahistoria@gmail.com).
O número de inscritos na fase municipal deverá ser enviado à Organização até ao
dia 27 de fevereiro de 2023, para o endereço de email (marcasnahistoria@gmail.com).
Os
participantes do 5.º escalão, comunidade local, irão integrar este concurso a
partir da fase municipal.
As
fotografias apuradas na fase escolar deverão ser enviadas até ao dia 17 de
fevereiro de 2023, para o endereço de email (marcasnahistoria@gmail.com)
acompanhadas da grelha disponibilizada pela Organização.
As
fotografias apuradas na fase municipal deverão ser enviadas até ao dia 31 de
março de 2023, para o endereço de email (marcasnahistoria@gmail.com)
acompanhadas da grelha disponibilizada pela Organização.
1.ª
fase - Fase escolar
Engloba
a participação dos alunos dos agrupamentos de escolas e das escolas não
agrupadas dos concelhos envolvidos.
O
júri será constituído por 3 elementos e será da responsabilidade do professor
bibliotecário.
A
fase escolar decorrerá até 17 de fevereiro de 2023, cabendo às
bibliotecas escolares a seleção dos 3 melhores trabalhos do 1.º ao 4.º escalão.
2.ª
fase - Fase municipal
Nesta
fase, os bibliotecários municipais dos concelhos envolvidos, em articulação com
os coordenadores interconcelhios da Rede Bibliotecas Escolares (RBE), nomearão
um júri, constituído por 3 elementos, a quem caberá selecionar as fotografias a
concurso e apurar os 3 vencedores em cada escalão (1.º, 2.º, 3.º 4.º e 5.º
escalões) para transitarem à fase seguinte (fase intermunicipal). Este
júri será presidido pelo bibliotecário municipal.
Nos
concelhos onde exista apenas um único Agrupamento/Escola não agrupada a
participar, os vencedores do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º escalões transitam
automaticamente à fase intermunicipal.
A fase municipal decorrerá até ao dia 31
de março de 2023.
3.ª
fase - Fase intermunicipal
Esta
fase decorrerá nos municípios aderentes a este projeto e congrega os vencedores
da fase municipal.
Deverá
ser constituído um júri para cada zona abrangida: Comunidade Intermunicipal da
Lezíria do Tejo (CIMLT), Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e
Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIMOESTE). Cada um destes júris será
constituído por 3 elementos, 2 deles da equipa organizadora e 1 elemento a
designar pela organização para cada uma das zonas abrangidas. Os respetivos
júris serão presididos por um elemento da organização/ equipa responsável pelo
projeto “Marcas na História”.
Nesta
fase, será apurado 1 vencedor por escalão em cada CIM.
A
fase intermunicipal decorrerá até ao dia 17 de abril de 2023.
A
cerimónia de divulgação dos vencedores e entrega dos prémios decorrerá no dia
22 de abril de 2023, em local ou locais a definir posteriormente pela equipa
organizadora.
IV.
Tipologia e critérios de avaliação dos trabalhos a concurso
Serão
considerados a concurso os trabalhos realizados sobre o tema do património
natural do respetivo concelho.
Cada
participante poderá concorrer no município em que reside ou trabalha, apenas
com uma única fotografia, inédita, da sua autoria, acompanhada de um título ou
de uma frase alusiva ao tema, com o máximo de 160 caracteres.
As
imagens em suporte digital, a cores ou a preto e branco, deverão ser enviadas
em formato JPEG, e captadas com uma resolução igual ou superior a 8 Mpx.
As
fotografias enviadas não podem ter qualquer tipo de moldura, assinatura ou
qualquer outra marca que permita identificar o seu autor.
Os
trabalhos a concurso serão avaliados de acordo com os seguintes parâmetros:
·
Qualidade técnica (iluminação, exposição,
foco, edição);
·
Composição (criatividade, perspetiva,
centro de interesse, harmonia);
·
Mensagem (estilo, contexto, expressão,
narratividade).
V.
Prémios
·
Todos os participantes receberão
certificados de participação.
·
Na fase escolar, deverão ser atribuídos
brindes ao primeiro, segundo e terceiro classificados, em cada um dos escalões,
sendo estes da responsabilidade dos agrupamentos de escolas/escolas não
agrupadas em articulação com a RBE.
·
Na fase municipal, deverão ser atribuídos
brindes ao primeiro, segundo e terceiro classificados, em cada um dos escalões,
sendo estes da responsabilidade das bibliotecas municipais em articulação com a
autarquia.
·
Será atribuído um prémio ao primeiro
lugar, em cada um dos escalões, na fase intermunicipal, sendo este da
responsabilidade da respetiva CIM.
·
O júri poderá atribuir menções honrosas.
VI.
Divulgação dos vencedores
·
Os vencedores das fases escolar e
municipal serão divulgados nos canais de comunicação dos respetivos agrupamentos/
escolas não agrupadas, após a decisão dos respetivos júris. Deverão, ainda, ser
comunicados à equipa organizadora através do email do projeto (marcasnahistoria@gmail.com),
que posteriormente os divulgará nos seus canais de comunicação.
·
Os vencedores da fase intermunicipal serão
informados via e-mail e os resultados serão publicados após a cerimónia de
divulgação e entrega dos prémios.
·
Os vencedores das diversas fases serão
divulgados na página do projeto, nas redes sociais e enviados
aos meios de comunicação locais.
VII.
Decisão do júri
A
decisão do júri, em cada uma das fases, não está sujeita a recurso em caso
algum.
Aos
júris reserva-se o direito de não atribuir qualquer prémio no caso de os
trabalhos apresentados não serem merecedores de distinção.
VIII. Direitos
Os
autores das fotografias concedem à organização deste projeto as faculdades de
utilização, difusão, exibição e reprodução daquelas, para fins promocionais e
culturais, comprometendo-se a organização a referir sempre a identificação do
autor.
Os
participantes, no concurso, garantem e responsabilizam-se perante a organização
deste evento pelo cumprimento das disposições relativas à propriedade
intelectual e aos direitos de imagem sobre as fotografias apresentadas,
declarando que a sua difusão e/ou a sua reprodução, no quadro do concurso, não
lesam nem prejudicam quaisquer direitos de terceiros.
IX.
Aceitação das normas
A
inscrição neste concurso pressupõe a aceitação na íntegra e sem reservas das
normas apresentadas.
X.
Cláusulas específicas
1. Os
casos omissos, não previstos neste normativo, são resolvidos pela organização,
através do contacto por email para: marcasnahistoria@gmail.com, não havendo dessa
decisão possibilidade de recurso.
2. Os
dados pessoais dos participantes são confidenciais e não serão usados para
qualquer outro fim que não este evento e respetiva divulgação, ao abrigo do
Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
3. Os
participantes do 1.º ao 4.º escalão deverão utilizar, preferencialmente, o
e-mail da instituição de ensino que frequentam. No caso dos alunos do 1.º e 2.º
ciclos, o e-mail utilizado deverá ser o do respetivo encarregado de educação.
4. Os
promotores não poderão ser responsabilizados por qualquer alteração do endereço
de e-mail do participante que não lhe tenha sido atempadamente comunicada e que
impossibilite o contacto com o concorrente.
5. A
violação de qualquer ponto deste Normativo implicará a exclusão imediata do
participante.
6. Não
é permitida a participação neste concurso de familiares diretos dos membros dos
júris.
A
Organização
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.