Normas da Maratona Fotográfica

Fotografar o nosso Património Religioso
1º Organização:

O evento é organizado pela Rede de Bibliotecas Escolares, Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo e Concelhos de Entroncamento e Torres Novas (Rede intermunicipal de Bibliotecas do Médio Tejo) pelo Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo.

2º Objetivos:

A Maratona fotográfica, Fotografar o nosso Património Religioso, objeto do presente normativo (adiante designado por “Maratona”) tem como principais objetivos valorizar e promover o património religioso local; fomentar, reconhecer e premiar a capacidade e criatividade fotográfica dos participantes e o estabelecimento de parcerias de âmbito municipal, intermunicipal e europeu.

3º Participantes:

A participação na Maratona está aberta a todos os cidadãos que aceitem as presentes normas, pessoas singulares sem limite de idade. Os membros do júri e da comissão organizadora do concurso, e seus familiares diretos, estão impedidos de concorrer.

Os dados pessoais dos participantes são confidenciais e não serão usados para qualquer outro fim que não este evento e respetiva divulgação do mesmo, ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Cada participante estará identificado com um dístico entregue no início da Maratona.

A violação de qualquer norma deste regulamento implicará a exclusão imediata do participante.


4º Data do evento:

A Maratona realizar-se-á de 13 a 14 de dezembro de 2019, sexta feira a sábado. Com início às 13h00 de sexta-feira, dia 13 de dezembro, e final às 12h59 de dia 14 de dezembro.

5º Duração e Percurso:

A Maratona terá a duração de 24 horas, tendo obrigatoriamente as fotos apresentadas a concurso de conter no EXIF a data destes dias.

Cada um dos participantes será livre de fazer o percurso que entender ou de se associar aos percursos promovidos pelos concelhos organizadores deste evento.


6º Pontos de encontro e percursos:

Os pontos de encontro e percursos locais serão organizados e divulgados pelas Bibliotecas, Escolares e Municipais, concelho a concelho.

Os pontos de encontro e os percursos não implicarão deslocações ou situações que possam pôr em causa a integridade física do participante.

O participante assume integralmente a responsabilidade decorrente dos acidentes pessoais que possam ocorrer durante a sua participação na Maratona. Exceção dos alunos das escolas envolvidas, que estarão cobertos pelo seguro escolar, nos percursos organizados no dia 13 de dezembro, mediante autorização expressa dos pais e/ou encarregados de educação.


7º Inscrições:

Os interessados poderão proceder à respetiva inscrição a partir do dia 11 de outubro de 2019 até ao dia 15 de novembro de 2019, nas Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Municipais, preferencialmente através do preenchimento da respetiva ficha de inscrição disponível on-line aqui ou através do correio eletrónico marcasnahistoria@gmail.com. 

Os promotores não poderão ser responsabilizados por qualquer alteração de morada, de telefone ou do correio eletrónico do participante que não lhe tenha sido atempadamente comunicada e que impossibilite o contacto com o concorrente.


8º Material a utilizar pelos participantes:

Só serão aceites a concurso as imagens captadas através de máquinas fotográficas digitais ou outro aparelho que registe imagens (por exemplo telemóveis) desde que sejam entregues no seguinte suporte e definições:

- Digital, com uma resolução superior a 300 dpi, tamanho A4 (210mm x 297mm), em formato JPEG.


Cada participante deverá apresentar a concurso uma única fotografia, a cores ou a preto e branco, acompanhada de um título e de uma frase alusiva ao tema, que identifique o local fotografado, com o máximo de 160 carateres.


As fotografias enviadas não podem ter qualquer tipo de moldura, assinatura ou qualquer outra marca que permita identificar o seu autor.


Os trabalhos a concurso deverão ser enviados pelos participantes até às 23h59min de dia 17 de dezembro para o endereço de correio eletrónico marcasnahistoria@gmail.com. Caso necessitem, os participantes poderão solicitar ajuda para o envio dos ficheiros junto das Bibliotecas Municipais ou Escolares.


Para homologação de resultados, a organização confirmará os dados de todos os ficheiros (EXIF), para aferir se não existem desvios às normas da Maratona.


9º Prémios:

Serão atribuídos prémios (definidos por cada concelho) e diplomas ao primeiro, segundo e terceiro classificados, na fase concelhia, em cada um dos escalões:


  • 1.º Escalão: Alunos do 1.º e 2.º Ciclo
  • 2.º Escalão: Alunos do 3.º Ciclo e secundário
  • 3.º Escalão: Alunos universitários e adultos em geral

Na fase intermunicipal, será atribuído um prémio ao primeiro lugar, em cada um dos escalões e um diploma aos restantes participantes:


  • 1.º Escalão: Alunos do 1.º e 2.º Ciclo – Fujifilm Instax Mini 9
  • 2.º Escalão: Alunos do 3.º Ciclo e secundário - Fujifilm XF10 Black
  • 3.º Escalão: Alunos universitários e adultos em geral - Fujifilm X-T100 Black + XC15- 45mm F3.5-5.6 OIS PZ

Estes prémios poderão ser substituídos por outros de valor/gama equivalente.

O júri poderá ainda atribuir menções honrosas.


10º Júris:

As fotografias apresentadas por cada um dos participantes, devidamente inscritos, serão avaliadas por um júri concelhio composto pelo menos por três elementos, preferencialmente ligados à arte fotográfica e/ou agentes culturais do concelho.

As fotos classificadas em primeiro lugar, em cada um dos escalões, transitarão à fase intermunicipal, onde serão avaliadas por um júri intermunicipal que será constituído por:


  • Fotógrafo profissional;
  • Editor de livros de fotografia;
  • Representante da Equipa Organizadora.

11º Critérios de avaliação:

Os trabalhos a concurso serão classificados seguindo os seguintes parâmetros:


  • Qualidade técnica (iluminação, exposição, foco, edição)
  • Composição (criatividade, perspetiva, centro de interesse, harmonia)
  • Mensagem (estilo, contexto, expressão, narratividade)

As classificações atribuídas por cada elemento do júri têm igual peso na decisão final.


Para cada parâmetro em cada um dos escalões, é preenchida uma grelha de avaliação, em que cada participante é pontuado por cada elemento do júri e em relação a cada um dos critérios de apreciação anteriormente definidos.

Estes parâmetros são pontuados de 1 a 10 pontos, sendo 1 muito fraco e 10 muito bom.

O vencedor é o participante que obtiver a maior soma de pontos.

O nome dos vencedores será publicado no Blog: “Marcas na História”, https://projetomarcasnahistoria.blogspot.com/ após a cerimónia de entrega dos prémios.


12º Divulgação dos vencedores:

A divulgação dos vencedores das diversas fases e escalões, assim como a entrega dos prémios e a inauguração de uma exposição com as fotos da Maratona, será feita no dia 23 de abril de 2020, em simultâneo em todos os municípios.

Em cada município estarão presentes representantes das entidades promotoras e do júri do concurso.


13º Decisão do júri:

A decisão do júri não está sujeita a recurso em caso algum, sendo que o mesmo reserva-se o direito de não atribuir qualquer prémio no caso de os trabalhos apresentados não serem merecedores de distinção.


14º Direitos:

Os autores das fotografias concedem aos organizadores deste evento as faculdades de utilização, difusão, exibição e reprodução daquelas, para fins promocionais e culturais, devendo sempre incluir o nome do autor e o título da fotografia.

Os participantes no concurso garantem e responsabilizam-se perante a Organização deste evento pelo cumprimento das disposições relativas à propriedade intelectual e de direitos de imagem sobre as fotografias apresentadas, declarando que a sua difusão e/ou a sua reprodução no quadro do concurso, não lesam nem prejudicam quaisquer direitos de terceiros.


15º Casos omissos:

Os casos omissos não previstos neste regulamento são resolvidos pela Organização, não havendo dessa decisão possibilidade de recurso.


16º Aceitação de regulamento:

A inscrição na Maratona pressupõe a aceitação na íntegra e sem reservas das normas apresentadas.


A Organização


Normas no formato PDF aqui





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